Trail Longo (25 km / 1.100 m D+)

– Prova limitada a 300 participantes

– Esta prova é pontuável para o Circuito de Trail 2018/2019 da ATRP.

– Esta prova é pontuável para o Circuito Trail Madeira da AARAM 2018/2019

Informações sobre o percurso

-Descarregar percurso nos formatos: GPX | KMZ

( click to enlarge/carregue para aumentar)

A partida da prova Trail Longo será dada às 08h00 do dia 10 de Fevereiro junto ao Posto Florestal dos Estanquinhos, desce cerca de 100m na ER208 em direção ao Paúl da Serra, vira à direita num estradão de terra batida em direção às Fontes Ruivas, aqui, segue em frente por estradão até ao cruzamento da Terra Chã. Aqui, vira à direita iniciando a longa descida da Vereda da Terra Chã até ao Chão da Ribeira, cruzando a ER221 e seguindo por uma vereda por entre palheiros e terrenos até chegar ao CP1. Aqui, segue pela ponte pedonal sob a Ribeira do Seixal, virando à esquerda no Caminho Ildefonso de Castro, subindo-o cerca de 300 metros até chegar à Vereda da Cavaca. Aqui, inicia-se uma subida íngreme que termina na zona do Fio, tomando depois pela direita o PR13 – Vereda do Fanal até chegar ao Posto Florestal do Fanal, CP2. Após passar o posto florestal, segue 100 metros e desce por um trilho à direita, seguindo-o até passar pela “lagoa pequena” do Fanal e seguindo pelo estradão e deixando-o por um trilho à direita a 20 metros da ER209, seguindo-o em sentido descendente, cruzando mais abaixo a ER209, a partir daqui segue por diversos estradões e trilhos até cruzar a Levada dos Cedros, virando depois à direita num estradão de terra seguindo-o até quase chegar à ER209. Aqui, segue por um trilho à esquerda e seguindo num estradão de terra descendente entrando num trilho à esquerda 100 metros após a passagem pela Ribeira da Lage, percorre este trilho até chegar à ER209, cruza esta estrada e segue pelo Caminho do Cascalho até o seu final onde estará localizado o CP3, segue em frente até entrar no Caminho Fundo, segue sempre em frente pelo Caminho da Voltinha, atravessando por quatro vezes a ER209 em sentido descendente até à ponte da Ribeira da Janela. Aqui, segue pela antiga ER101 até chegar à rotunda de entrada na Vila do Porto Moniz, segue pela direita na Rua do Forte de São João Baptista, passando pelo Aquário da Madeira e finalizando junto ao Centro de Ciência Viva do Porto Moniz.